Acabei chegando à UML - Unified Modeling Language após o curso de Introdução a Programação Orientada a Objetos feito presencialmente com o instrutor Julio Yoshio da Impacta e ter verificado a obsolescência dos processos de desenvolvimento de sistemas baseados na criação de fluxogramas, que é uma ferramenta para programação procedural/estruturada, em contrapartida ao novo (nem tanto...) modelo de programação orientada a objetos (POO).
Tenho buscado ferramentas e técnicas para estruturar o projeto do robô bem como o desafio de documentar corretamente o código em desenvolvimento, principalmente agora que procuro reconceituá-lo de forma orientada a objeto. Com certeza, hoje tenho mais tranquilidade de falar sobre Classe, Atributos e Métodos, mas ainda é complexo materializá-lo sob forma de código. Quiçá desenvolver sua modelagem (em principio e como boas práticas, de preferência ANTES de gerar o código...).
Após muita pesquisa e algumas dúvidas, como o tema é relevante acabei efetivando a aquisição dos dois livros anteriormente citados.
O livro UML 2.3 - Do Requisito à Solução me parece mais leve, direto e com sentido de didática voltado à prática. O próprio autor é analista de sistemas há 27 anos e desenvolvedor de sistemas.
Pelo seu caráter prático ele aborda o uso de uma ferramenta de modelagem, que é o Enterprise Architect, do desenvolvedor de soluções Sparx. Isto demonstra o interesse do autor em não só trazer conceitos e padrões da UML mas também, e principalmente, como usar na prática este conceito de modo a realizar uma efetiva modelagem de projetos reconhecendo as dificuldades de desenvolvedores e programadores, principalmente os que pensam de forma estruturada/procedural, no desenvolvimento de projetos orientados a objetos.
O livro UML2 - Uma Abordagem Prática, apesar do nome, me parece mais teórico, talvez reflexo de seu autor que é doutor, mestre e professor universitário na área de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. O livro, de capa dura editado pela Novatec parece ser bem construído, mas os temas que li rapidamente na introdução e índice, transparecem algo mais teórico.
Mas nada como a leitura efetiva para avaliação mais precisa das informações. De qualquer forma, seja uma ou outra obra, percebo que fiz boas aquisições pois o tema UML merece investimento de tempo e dinheiro, em prol do desenvolvimento do projeto do robô trader.
Apesar de sob ponto de vista de produto e código eu esteja empacado nestas últimas semanas, a evolução subjetiva com conhecimento adquirido no período - soma-se ao curso presencial de POO e os livros de UML, os conceitos apresentados por Rogério Figurelli e sua obra "Robôs Investidores" que trazem abordagens interessantes, não necessariamente novas, mas também convergentes com pensamentos que tenho.
Por fim, destaco minhas pesquisas e contatos feitos pensando no Metatrader (e que me fizeram concluir pela realização novamente do C# Módulo I - que aproxima do C++, linguagem base de desenvolvimento do Metratrader) e das pesquisas no âmbito do FOREX, que é o passo natural de evolução, saindo dos mercados de índice futuro da BMF&Bovespa no índice/mini.
Boa tarde !
ResponderExcluirAmigo, pesquisando na internet sobre book de ofertas deparei-me com seu blog... li a sua empreitada desde o início e achei interessantíssimo ! Também opero no mercado e frequento o chat do Pregão ao Vivo da XP... Mas infelizmente o teu último post foi este de 28/03/13.... comecei a me entusiasmar pela história e de repente ficou incompleta pois estamos a 21/04/14 ! ! ! Afinal como terminou a história ? Conseguiu desenvolver o robô ? Continua no mercado ? Ainda frequenta o Pregão ao Vivo ?
Grande abraço e sucesso !
Pinga_Nimim (nick no chat XP) pinganimim11@gmail.com