segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Aula de Algotrader - Algoritmos

Aula realizada nesta noite de segunda-feira, dia 3 de dezembro com o Fernando Freitas. Gente boa ele mas de certa forma um pouco abaixo das minhas expectativas, apesar de nivelado as expectativas pra baixo, lá do começo do curso ou das discussões sobre a grade do curso. Contudo, me deu muitas informações importantes, informações estas que já estou considerando em meu processamento local.

Hoje também tive um almoço com queridos amigos que tenho divido o projeto. Mas preciso fazer uma reflexão melhor de como tenho misturado amizade e companheirismo com busca de sociedade para o negócio. Na verdade não estou buscando sócios (para dividir riscos e/ou lucros). O que estou procurando? O que eu preciso deles para o desenvolvimento do projeto? São inúmeras as formas de obter o melhor de cada um no processo de desenvolvimento deste projeto mas definitivamente, não posso fazer apenas por amizade, ou para cotizar algumas despesas iniciais... Evidente que temo pelo insucesso da empreitada mas penso muito mais em como beneficiá-los do sucesso do negócio, mas sem o compromisso de participação no negócio. Para reflexão.

Voltando ao curso, alguns destaques para pesquisa futura:
Renaissance Technologies: foi pioneiro em HFT, opera no Brasil e é um dos "top" do mercado de algoritmos;
Advantage Trading: operam na CME (Bolsa de Chicago), um dos fodões tbm do ramo;

Pesquisar sobre Flash Crash de 06/maio/2010 onde uma operação de robô da Waddell & Reed que deveria por a venda 75 mil lotes do mini S&P de forma parcelada, no valor de US 4,1 bilhões, colocou tudo de uma vez e o cenário e o mercado entenderam como um sinal de algo muito ruim acontecendo, gerando uma reação em cascata de baixa. Veja abaixo o que aconteceu:




Lá nos EUA apelidaram esse robô de SKYNET, em alusão ao filme com Arnold Schwarzenegger, Exterminador do Futuro (Terminator). Uma boa relação, rsrs.










Outro furo gigantesco a ser analisado e usado como aprendizado (a pesquisar) é o que aconteceu com a Knight Capitals que por conta de um algoritmo mal testado e implementado, levou a prejuízo de mais de U$ 440 milhões e que o levou a bancarrota (na verdade, acabou sendo vendido).

E isto aconteceu agora, em agosto desse ano de 2012!

Leia mais sobre o caso na Exame.

Estes casos da Knight bem como da Waddell & Reed são uma aprendizado importante para me motivar a testar exaustivamente os algoritmos ANTES de pô-los em produção e produzir travas de segurança.

Destaques das ESTRATÉGIAS utilizadas pelos robôs atualmente:

  • TREND FOLLOWING: seguidor de tendências;
  • PAIR TRADING / STATISTICAL ARBITRAGE: operações com pares de ativos (p.e. Itaú com Bradesco) monitorando o spred (diferença de preços) entre os papéis e pegar nos pontos "fora da curva" das diferenças históricas, nas divergências (Long & Short);
  • DELTA NEUTRAL STRATEGY / Taxa: geralmente usado para opções (VER E ESTUDAR)
  • ARBITRAGEM: usado em arbitragens para o mesmo ativo;
  • MEAN REVERSION: reversão de média, cruzamento de média (deve ser o MACD);
  • SCALPING: pega distorções;
  • CASH AND CARRY: avalia as divergências entre índice futuro e os ativos que compõe esta carteira. P.e. vende índice e sai comprando todos os papéis que fazem parte da carteira teórica do papel;
  • PERSONALIZADAS: estratégias não-informadas, mas em uso.
Cabe uma avaliação e estudo mais criterioso de minha parte de cada uma das estratégias informadas. Mais que isso (tá na minha agenda), devo fazer uma pesquisa ampla dos robôs existentes no mercado e um estudo um pouco mais profundo de características de cada uma delas.

Outro ponto relevante na apresentação do Fernando foi a apresentação de vídeos dos trades rolando em tempo real, com os robôs trabalhando com as ordens. Muito claro a visão (lógico em slow motion...) dos robôs operando em arbitragem de índice com mini índice inclusive com operações que NÃO DÃO CERTO, mesmo sendo operado por robôs.

Algumas ações de imediato a tomar:

  • Solicitar manual do GL + Automate;
  • Avaliar junto ao comercial da XP, os produtos robôs existentes e sua lógica e algoritmos;
  • Avaliar as plataformas existentes e suas características, principalmente os links DDE/RTD com Excel e módulo de interface com a Bolsa na colocação de ordens;
  • Matricular no curso de VBA (rs);
É isso, gostei muito da aula de hoje!

P.S.: A foto abaixo é da matéria sobre o nabo que levou a Knight Capitals. Gostei da cara do sujeito, típico trader da bolsa... rs:



Nenhum comentário:

Postar um comentário