sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SOBRE QUINTA, DIA 10 - PROJETO ROBÔ

Ontem, quinta dia 10 de janeiro foi mais um dia de péssimo resultado com operação de trade com índice (mini-índice WING13).

Mas tive excelentes insigths na qual preciso deixar registrado, das anotações manuais que fiz, que serão base para a primeira versão do algoritmo de trade. Também cheguei a conclusão que será mais rápido e melhor (não menos complexo), desenvolver as primeiras versões baseado no Excel, com a plataforma GL junto com o módulo Automate, que roteia ordens diretamente do Excel, via GL.

Estou procurando alguém que conheça a ferramenta, vamos ver se consigo descobrir alguma pessoa que possa me ajudar tecnicamente e com boas dicas para economizar cabeçadas no desenvolvimento.

Bem, quanto aos insights:

  • Estudar o histórico do índice, eu baixei pelo gráfico do Enfoque, histórico de 1 minuto, que procurava lá na BOVESPA. Agora fica mais fácil para analisar e desenvolver alguns conceitos que serão a base do algoritmo;
  • Com o histórico, será possível dimensinar e calibrar alguns parâmetros de trade;
  • Devo usar a estratégia do "estando na mão errada, sair da posição e já se posicionar contrário"?
  • O histórico gerado em .txt está seguindo a ordem das colunas: Abertura, Máximo, Mínimo, Fechamento e Volume (achei divergências no volume);
  • Há variações no índice em mais de 100 pontos (pra cima e pra baixo) e avalio e me convenço que ter um mecanismo automatizado eficiente de stop, para ganho e perda, com stop móvel pode ser uma excelente oportunidade de algoritmo inicial;
  • A "virada de mão", o início das operações do algoritmo e término do mesmo garantindo zerar posições ao fim do dia são algumas das dúvidas iniciais para conceituação do projeto técnico;
  • Outra dúvida é como avaliar e administrar os intervalos diários durante pregão. O algoritmo sempre estará posicionado em alguma mão enquanto opera?
Bem, estes são os primeiros insigths bem como dúvidas iniciais. Me pareceu simples no começo mas quando comecei a gerar as primeiras tabelas no excel com os dados do histórico, percebi a alta complexidade desta ideia relativamente simples. Mas como o próprio mecanismo de busca do Google, a interface é simples, intuitiva e de resultado mas o que tem de lógica, matemática e código por trás desta simples interface, é coisa de louco. Qto mais simples e direta a interface, mais complexo é a lógica por trás dele. 

Espero poder montar meu algoritmo dentro da simplicidade, elegância e inteligência de uma interface Google, bem como os resultados esperados do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário